ADA marca presença no primeiro debate dos candidatos à prefeitura de Recife

agosto 27, 2008 at 3:00 am Deixe um comentário

O ADA esteve presente ao longo das quatro horas durante as quais se estendeu o primeiro debate entre os prefeituráveis de Recife, nesta segunda-feira (25). O evento foi marcado pela desordem e falta de civilidade entre os militantes presentes no superlotadíssimo auditório, mas ainda restou uma pequena brecha para alguns discursos interessantes e para a manifestação do ADA.

O debate estava marcado para as 17h, mas o ADA já começou a distribuir panfletos e a chacoalhar mentes acomodadas muito antes, quando ainda começavam a chegar os primeiros estudantes. Expondo faixas a todos os espectadores e aos candidatos que ousaram entrar pela porta da frente, entregamos a cada um dos sete prefeituráveis um manifesto (ver aqui) que abordava a questão dos animais de rua, dos centros de controle de zoonoses e da “carrocinha”, de forma a cobrar-lhes a atenção que o assunto merece. Mais do que isso, o ADA sumarizou propostas concretas de políticas públicas que têm se mostrado eficazes em outros lugares e que precisam ser implantadas no Recife.

Infelizmente, ainda paira sobre as mentes mais e menos politizadas um certo grau de insensibilidade à candente causa animal, que fez com que o problema não constasse nos brados dos militantes desesperados e tampouco na óbvia seleção de perguntas feita pelos mediadores Heitor Rocha e Thales Castro. As duas perguntas selecionadas não incluíram nenhuma das enviadas pelo ADA e abordaram as questões não menos – nem mais – importantes da educação e da saúde públicas.

Nem um pouco desestimulados, os ativistas não hesitaram em panfletar e estender a faixa com a mensagem “Tratamento Ético aos Animais Não-humanos” a poucos metros do palco do auditório, conseguindo, ainda que diante daquela verdadeira rinha, chamar a atenção de muitos espectadores para o absurdo da carrocinha do nosso caríssimo CVA (Centro de Vigilância Ambiental).

Queremos crer que todos os sete candidatos leram cuidadosamente a carta que lhes escrevemos e esperamos que a sociedade se esforce em deixar claro, enquanto é tempo, o quão fundamental é combater a crueldade contra os animais. Digo “enquanto é tempo” porque, todos sabemos, deprimente que seja o comportamento dos nossos políticos, é esse o momento de lhes arrancar a palavra e o compromisso. Portanto, caros ativistas, colegas, simpatizantes e desconhecidos, não deixem de manifestar – em cada debate, comício, sala de aula, conversa de mesa de bar ou até e-mail – a força com a qual nós, cidadãos, reivindicamos a mudança do sistema da “carrocinha” e a reconsideração aos direitos básicos dos animais desta cidade.

Assim como os negros não tinham, há 200 anos, o privilégio de votar pela abolição da escravatura, os nossos animais de rua não têm a capacidade, hoje, de escrever numa carta ou espernear em um debate os seus gritos e apelos de dor e agonia. Ao contrário, eles estão neste exato momento sofrendo os últimos três dias das suas vidas no campo de concentração – o chamado “corredor da morte” – do CVA.

As palavras do Jornal do Commercio sobre a presença do ADA:

“No meio da balbúrdia, até que havia gente disposta a dialogar em torno de propostas, como os militantes da ONG Ativistas pelos Direitos dos Animais, que entregaram aos candidatos um manifesto pedindo o fim da carrocinha. Munidos de faixas e cartazes, terminaram perdendo espaço para os bagunceiros.”

Verdade, mas a carta está agora nas mãos dos candidatos e, mesmo com todos os percalços, o saldo foi extremamente positivo. E a luta continua!

Anúncios

Entry filed under: Notícias. Tags: , , .

Novas adaptações da marca do ADA A Ameaça da Carrocinha

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


agosto 2008
S T Q Q S S D
« jun   set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

%d blogueiros gostam disto: